O que não pode faltar em uma convenção de vendas?
A maioria das pessoas acha que convenções de vendas é tudo igual, feitas para motivar a equipe comercial, mas, isto não é bem verdade. Os objetivos destas reuniões podem ser bem diferentes dependendo das necessidades da empresa. Você pode organizar uma convenção para avaliar os resultados do trabalho já realizado, apresentar novas metas e usar recursos para melhorar a produtividade da equipe.
Este último é o objetivo mais comum entre as convenções de vendas, porém, você ainda organizar um destes eventos para fazer lançamento de novos produtos ou serviços ou para informar e treinar a equipe sobre novos “polices” da companhia, ou ainda para treinar a equipe sobre nova tecnologia (por exemplo) a ser adotada no processo de vendas e outros motivos de relevância.
01 - Começando
O primeiro passo é montar um planejamento detalhado de tudo o que será feito e apresentado para a equipe. Nunca esqueça que o sucesso de uma convenção está focado principalmente no envolvimento da equipe, e isto deve começar pelo menos trinta dias antes da data definida.
02 – Coquetéis de abertura e encerramento
As convenções de vendas são excelentes oportunidades de integração entre o pessoal de diversas regiões e, principalmente, entre toda a equipe e os principais gestores do negócio. Coquetéis contribuem para reduzir a formalidade e deixar todos mais à vontade para interagir melhor.
03 – Apresentação da pauta
Na primeira reunião após o coquetel de abertura, pauta da convenção deve ser apresentada a toda a equipe, com os horários das reuniões e o tema de cada uma delas e os trabalhos a serem realizados.
04 – Atividades de lazer
Imagine-se sentado ouvindo... ouvindo... ouvindo... Não há quem aguente e, se esta situação ocorrer logo após o almoço será pior ainda. Para evitar a sonolência, programe pelo menos 30% de todo o tempo da convenção para atividades de lazer. Campeonatos de futebol, tênis, vôlei, jogos de baralho. Um pocket show (stand up/mágica/monólogo), alguma atividade cultural com participação ativa da equipe como: Karaokê, show com instrumentos musicais, organizar um concurso de contação de casos, quiz e etc.
05 – Pelo menos uma palestra motivacional
Não é uma coisa simples reunir toda uma equipe de vendas. Então devemos aproveitar ao máximo estas oportunidades. Palestras motivacionais sempre contribuem para melhorar a performance da equipe, ampliam os pontos de vista e, consequentemente, a visão de mercado.
06 – Homenagear os destaques
Qualquer que seja o objetivo da convenção, sempre é muito bom homenagear os profissionais que se destacaram ou deram alguma contribuição importante à organização. Estas homenagens servem para reconhecer um esforço adicional e para estimular o restante da equipe a também darem algum tipo de contribuição especial.
Embora não seja absolutamente indispensável, é muito bom organizar um ou dois jogos de empresa, que são divertidos, promovem integração, estimulam a competitividade e a criatividade, mas, principalmente deixam conhecimentos que raramente serão esquecidos.
07 – O mais importante de tudo
Como já foi dito, toda convenção tem um ou mais objetivos. Portanto, apresente-os usando recursos audiovisuais atraentes, usando músicas motivadoras, locução profissional, texto primoroso. Para não errar, contrate uma empresa especializada para produzir estes materiais. Faça o mesmo com a sua convenção.
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