Afinal, convenção de vendas inspira mesmo sua equipe?

Manter profissionais motivados é o pilar para o sucesso de toda empresa. Por isso, as convenções de vendas são essenciais, não só inspirando a equipe como também integrando os diferentes setores da empresa para eliminar barreiras naturais na relação humana em um ambiente organizacional. Mas seus objetivos vão muito além disso. Confira abaixo algumas das vantagens de aplicar esta importante ferramenta de motivação.
tick-inside-circle-2Engaja a equipe
tick-inside-circle-2Melhora na comunicação interna
tick-inside-circle-2Estimula ao relacionamento entre áreas distintas
tick-inside-circle-2Alinha as metas e objetivos da empresa
tick-inside-circle-2Reforça a missão e valores da companhia
tick-inside-circle-2Reconhece dos resultados do grupo
Mas para atingir todos estes objetivos ela deve ser muito bem planejada. É preciso considerar fatores extremamente importantes na programação de um evento. Abaixo alguns passos fundamentais para um evento de sucesso.

#1 Conheça as necessidades e o perfil do público.

A quem é dirigido o evento? Quais são seus gostos e preferências? É essencial conhecer o perfil dos seus funcionários para propor uma mensagem que seja realmente absorvida por ela.

#2 Defina os objetivos do evento.

Importante: se tiver mais de um objetivo, eles devem sempre ser afins, por exemplo uma convenção de vendas deve abordar assuntos e temas sobre vendas, mas, também pode abordar marketing e/ou propaganda en passant.

#3 Considere o orçamento do evento.

Antes de tudo é preciso ter consciência de que a maioria das equipes não está interessada em se hospedar em hotéis de alto luxo, ter refeições em restaurantes caríssimos ou ficar 4 ou 5 dias dentro de um transatlântico (mesmo porque esta não é a realidade da maioria deles). O que eles mais desejam é ter conhecimento das novidades da empresa.

#4 Escolha um bom palestrante/atrações.

Prepare novidades robustas para sua convenção obter o sucesso esperado. As equipes gostam de ouvir as principais autoridades da empresa, portanto as novidades ou premiações devem ser apresentadas pelo principal executivo da empresa. As palestras motivacionais e apresentação de resultados e das novas metas devem ser entremeadas de brincadeiras: podem ser jogos de empresa, um humorista apresentando um stand up ou um pocket show musical.

#5 Ação, ação, ação.

Você cobra agilidade da sua equipe? Que tal implantar este espírito no seu evento? Logo pela manhã, ou após o almoço tenha competições esportivas (tênis, natação, futsal etc.) para a noite programar campeonatos de damas, xadrez, dominó, snooker, karaokê e da melhor piada. Estes torneios devem premiar com medalhas os vencedores. Uma boa ideia é passar dois ou três meses antes da data tarefas divertidas para a equipe relacionadas ao tema da convenção. Os resultados devam ser apresentados durante a convenção. Isto vai estimular e envolver os profissionais nos objetivos da convenção.
Você ainda tem alguma dúvida se uma convenção pode inspirar mesmo sua equipe? Para nós não resta a menor dúvida. Uma boa convenção vai inspirar, estimular, promover a integração interpessoal, pode estimular uma competição saudável entre as equipes de diferentes regiões e com toda certeza, vai contribuir muito para o atingimento das novas metas.
Planeje bem, com antecedência e escolha uma boa agência de eventos para ajudar na organização da sua convenção. Seu time vai ficar mais feliz e se sentir recompensado e desafiado a novas conquistas.