Vou planejar uma feira. Por onde devo começar?

O primeiro passo é definir claramente quais são os objetivos desta participação e qual o público que se pretende atingir, com estas informações poderemos escolher a feira ou exposição que irá nos garantir o público certo. Exagerando vamos supor que você produz medicamentos veterinários para animais de grande porte, o Salão de Automóveis certamente não é adequado ao seu negócio, o mais indicado seriam feiras/exposições de agronegócios.

Outro ponto muito importante é a escolha da área geográfica. Por falar nisto, existem três tipos de feira e exposições:

  1. LOCAIS: são aquelas que cobrem um município, ou um pequeno número deles. Público estimado: entre 5.000 e 10.000 visitantes.
  2. REGIONAIS ou ESTADUAIS: são aquelas dirigidas à um estado ou um pequeno grupo deles. Púbico estimado: entre 10.000 a 100.000.
  3. NACIONAIS/INTERNACIONAIS: são as grandes feiras, divulgadas massivamente e que recebem públicos gigantescos, podendo atingir até 500.000 visitantes.

Evidentemente os custos do m² será proporcional ao tamanho do público visitante da feira. Uma curiosidade, aqui no Brasil, FEIRAS, EXPOSIÇÕES e SALÕES são os nomes dados a este tipo de evento, sem nenhuma diferenciação específica. Na maioria dos demais países as exposições são utilizadas principalmente para o lançamento de novos produtos ou novos modelos de produtos, já as feiras são eventos onde os visitantes compram e retiram os produtos no mesmo local (mais ou menos como nossas feiras-livre).

Bom, a esta altura você já sabe qual o seu público alvo, quais os objetivos, local, já sabe qual o tipo e o tamanho da feira/exposição que é a mais adequada para alcançar seus objetivos. Será que falta alguma coisa? Claro que falta, definir a verba, que além do aluguel do espaço, tem que considerar o projeto e a decoração do stand, se vai distribuir brindes, que tipo de material impresso será utilizado, se seu produto permite demonstração de utilização ao vivo, contratação de recepcionistas, treinamento, uniforme, transporte e alimentação destas recepcionistas, drinques e salgadinhos para os visitantes, se vai ou não divulgar na mídia sua participação nesta feira, transporte do material e produtos para a feira. Mas, não é só isto, tem uma infinidade de outros detalhes que vão aparecendo durante a exposição e após o seu encerramento.

Portanto a definição dos investimentos que serão feitos é de fundamental importância para o sucesso de sua participação no evento.

Você nem imagina o trabalhão que vai ter, certamente irá deslocar funcionários produtivos para se sentir mais seguro de uma participação com o retorno esperado. Por outro lado, você pode definir apenas os objetivos e o montante do investimento e ter garantia total de que sua participação será um sucesso.

Como?

Contratando uma empresa especializada que fará tudo para você e te orientar nas melhores soluções. Por ser especializada, esta empresa tem fornecedores com quem trabalha habitualmente com ela e por este motivo oferecem preços e condições mais favoráveis. Imagine a situação: você chegando em uma agência de modelos para contratar quatro recepcionistas, em comparação com uma empresa de eventos que chega na mesma agência para contratar vinte ou trinta modelos. Quem vai conseguir os melhores preços e condições?

Este mesmo argumento vale para todos os serviços e material necessário para a montagem e funcionamento de seu stand durante toda a feira. Com toda a certeza a Planeventos pode fazer tudo isto para você e é quase certo que seu desembolso será menor do que você fazendo tudo sozinho. Consulte a Planeventos.