Segmentação de Eventos por Nicho de Mercado

Olá, amigo empresário. Hoje vamos conversar sobre uma tendência que vem gerando bastante negócios à pequenos, médios e grandes empreendedores. Trabalhar um produto através de um nicho de mercado específico é uma das soluções mais viáveis para conquistar bons frutos em épocas de crise. Vem com a gente!

SEGMENTAR É PRECISO

Quando falamos em segmentação nós ganhamos a atenção de quem?! Dos mais interessados em determinado assunto. Isso, pois tal ação será 100% direcionada, logo o índice de erro é muito menor tendo em vista que a comunicação é aplicada muito bem. Quando falamos com o todo a chance de errar por sua vez já aumenta.

Levando esta linha de raciocínio em consideração é que muitos eventos vem direcionando os seus respectivos produtos para apenas um público-alvo. Por exemplo, ao invés de trabalhar uma grande feira de supermercados para todos os tamanhos que existem, nós podemos criar uma apenas para mercados de bairro de até 10 funcionários. Claro, que isto é apenas um exemplo, basta aplicar ao seu mercado e enxergar o resultado.

“Uma tendência natural deste mercado é o fracionamento de grandes feiras e convenções em eventos menores, mais segmentados e direcionados a nichos. Isso já está acontecendo em destinos internacionais e visa tornar a experiência dos participantes mais personalizada."

  • Diretor Superintendente da Expo Center Norte, Paulo Ventura, durante debate no Congresso Mice Brasil, 07/06/17, São Paulo

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INÚMERAS VANTAGENS EM TEMPOS DE CRISE

Precisamos levar em consideração a grande diferença entre um evento para milhares de pessoas e aqueles menores. A experiência do usuário em um evento de pequeno porte é muito forte quando lembramos que ele será impactado em todas as etapas do mesmo. As chances de conversão em negócios são enormes.

No momento da matrícula no site especializado, na entrada do evento que não irá contar com muitas filas e até mesmo naquele bate-papo (networking) direto com o organizador (sua empresa) do evento. Em todos os caminhos do processo você consegue lidar muito bem com o usuário, a experiência dele será muito gratificante por participar.

Afirmamos isso, pois é preciso lembrar que você estará falando exatamente a língua dele durante todas as etapas. É igual lembrar de uma rádio que toca o seu gênero predileto toda hora ou aquela que toca todos os gêneros. Você provavelmente ficará mais atento naqueles que lhe chamam atenção e irá descartar os demais. Os nichos sempre falarão mais altos enquanto o empresário estiver buscando soluções para sua empresa.

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NICHO DE MERCADO vs OPORTUNIDADES

É muito importante anotar aqui que nós da Planeventos em nenhum momento estamos tentando afirmar que grandes feiras não trazem um retorno positivo para o seu negócio ou seus respectivos participantes. Muito pelo contrário, não é mesmo? Já conversamos sobre isto muitas vezes aqui no blog e nós como organizadores de grandes feiras super aprovamos!

O que estamos ressaltando é que todo mundo pode empreender. Todo mundo pode aproveitar as oportunidades em tempos de crise. Isto é, valorizar os pequenos nichos de mercado e atuar sobre eles com pequenos e médios eventos. Sendo a sua realização mais rápida com um retorno eficaz à curto prazo.

 

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