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O que esperar de uma participação em feiras de negócios?

A maioria dos expositores de primeira viagem esperam resultados acima da média ao participar de uma feira de negócios. Porém, uma boa parcela deles encerra sua participação extremamente frustrada. Isto não é culpa do evento, mas sim de uma grande expectativa do empresário que deseja resultados imediatos. Saber entender o momento de cada etapa do processo de compra é o segredo para saber retirar todos os benefícios que uma participação efetiva pode oferecer.

O MOMENTO DE SE APRESENTAR

Por exemplo: se sua empresa trabalha com produtos eminentemente técnicos ou de insumos industriais, você, como gestor, precisa entender que o público de uma exposição deste tipo deseja conhecer principalmente as novas opções de produtos do setor. Apenas alguns já vão preparados para fazer suas compras.

Se este for o caso, a tendência é que os participantes concluam a compra somente depois de comparar os seus produtos com os da concorrência. Por isso, seu estande deve estar preparado para sua empresa se destacar das demais. Atenção: a conclusão da compra pode acontecer apenas muito tempo depois do encerramento da feira.

COMO DEVE SER UM ESTANDE?

A participação em uma feira ou exposição normalmente gera novos negócios até depois de um ano da sua realização. A conclusão do negócio acontece com  expositores que se preparam adequadamente:

  • Montam stands que permitam a exibição dos produtos, possibilitando (se possível) o manuseio pelos interessados.
  • Disponibilizam material impresso de divulgação, principalmente aqueles que trazem muitas informações técnicas.
  • Possuem equipe bem treinada e supervisionada por um técnico da própria empresa para atendimentos mais específicos.
  • Contam com espaços bonitos e confortáveis, que atraiam o interesse dos visitantes. Sempre que o tamanho do estande permitir é interessante ter uma área reservada para atendimentos personalizados a compradores dispostos a fechar negócio na própria feira. Não se esqueça de disponibilizar salgadinhos, bebidas, refrigerantes, sucos e água.

Mas ressaltando: tenha paciência: não espere que as vendas no estande cubram os custos de participação no evento. Os resultados virão e você vai se surpreender!

Até agora falamos da conclusão efetiva da compra, mas se pensarmos nos ganhos em fortalecimento da marca diante um público altamente especializado, os ganhos superam todas as expectativas.

POR ONDE EU COMEÇO?

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Um bom evento e muito sucesso para você! Até mais.