Cerimonial é coisa séria

Elaborar um cerimonial para um evento corporativo sempre é uma tarefa que deixa muitas dúvidas.  Afinal, a sessão de abertura será solene ou festiva? Como devo anunciar a presença das autoridades? Quem será o primeiro a fazer o discurso? Devo preparar ou não um coquetel para os convidados?

Como essas, há muitas outras perguntas durante a organização de um cerimonial, o que reforça a importância de um protocolo a ser seguido nos eventos, independente do tamanho deles.

Diretora de produção da Planeventos, Ana Paula Vieira de Vargas explica que enquanto os mais formais exigem uma norma mais rígida, eventos menores precisam de uma ordem adequada e uma coordenação de profissionais qualificados e experientes.

No Brasil, os cerimoniais são regulados pelo Decreto 70.274/72, orientando os procedimentos que vão ser realizados durante uma solenidade. No entanto, mais que seguir as regras, é importante estar preparado para cada ocasião. “É preciso conduzir os diferentes tipos de eventos com inteligência e criatividade, pois assim é possível criar planos alternativos para resolver situações imprevistas”, esclarece Ana Vargas.

O cerimonialista possui diversas atividades, entre elas definir a ordem de precedência na composição da mesa, a disposição das bandeiras, a forma como o Hino Nacional será conduzido, a sequências dos discursos e outros detalhes que permeiam o evento do início ao fim.

Quer conhecer mais detalhes que fazem a diferença na produção de eventos? Acompanhe nosso blog e siga a Planeventos nas redes sociais!

A Planeventos é uma empresa especializada em eventos corporativos, que conta com uma equipe de profissionais com experiência há mais de 20 anos no mercado. Planejamos, criamos, executamos e buscamos as melhores soluções em eventos.