Por que é importante desenvolver um calendário anual de marketing e endomarketing?

As principais ferramentas de um bom gestor são o conhecimento dos processos e um excelente planejamento. Quando falamos em um excelente planejamento, ele deve definir as estratégias devidamente alinhadas com os objetivos da empresa.

Obviamente, isso inclui uma adequada formulação dos calendários (importante não confundir calendário com cronograma) principalmente quando se fala em marketing (que inclui comunicação, vendas e uma boa previsão de produção/estoque). Quando falamos em endomarketing a lógica é praticamente a mesma.

Evidentemente, os calendários dependem do ramo de atuação do negócio. Por exemplo: um laboratório farmacêutico tem que ficar atento às mudanças do clima que podem facilitar a disseminação de determinados vírus (Influenza por exemplo), ou a época da floração do vegetais que espalha pólen no ar, provocando reações alérgicas em pessoas mais sensíveis. Já se o seu negócio explora produtos para a educação escolar, suas datas serão diferentes das indústrias farmacêuticas e assim por diante.

O que os calendários devem mostrar? Datas comemorativas (dia das mães, dos namorados, dos professores, dos advogados, etc); datas com pico de vendas, por exemplo: sorvetes vendem mais no verão, ovos de Páscoa vendem mais na semana santa, panetones no final do ano e assim por diante. Não podemos esquecer da “Black Friday” e outras promoções do tipo. Além disso, deve conter uma lista das ações e das atividades programadas.

No caso do endomarketing, é preciso pensar em datas comemorativas como dia do trabalho, dia do engenheiro, dia do médico, dia do operário e etc. Lembrando sempre das datas de pico de vendas ou sazonais, criando ações/promoções para estimular a equipe a melhorar a produtividade.

Também são importantes as datas de aniversários dos colaboradores, de casamento ou nascimento de filhos. Não é necessário comemorar todos os aniversários de filhos ou cônjuges, mas, apenas quando um dos deles se casar ou tiver filho.

De nada adianta ter um ótimo planejamento de marketing ou de endomarketing se os respectivos calendários não forem criteriosamente preparados. Imagine que sua empresa produza cosméticos especiais, o dia das mães e dos namorados são excelentes para vender mais. Mas, se nos respectivos calendários estas datas não estiverem incluídas, você não terá tempo adequado para preparar promoções ou campanhas de propaganda e nem para fazer endomarketing com sua equipe de vendas.

Como fonte de referência, podemos indicar os sites Endomarketing.TV e Smartsheet. Neles você encontrará todas as informações necessárias para criar e desenvolver um excelente calendário que certamente irá completar adequadamente todo o planejamento mercadológico do seu negócio, bem como seu planejamento de endomarketing.

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